fbpx

Fabiana Zerbinatto

Publicado em 13/mar/2021

UMA JOIA DE DESIGNER

Em celebração ao mês da mulher, hoje vamos conferir uma entrevista exclusiva sobre o trabalho, a trajetória e o processo criativo da designer Fabiana Zerbinatto, um dos grandes nomes da nova joalheria autoral.

Fabiana Zerbinatto

O olhar de Fabiana passeia por diversas macrotendências, desde o insensível mundo tecnológico do 3D a junção da arquitetura, que acabam se tornando pura inspiração em seu processo de criação. “ Eu gosto de trabalhar com um tema de inspiração, por exemplo, a última coleção foi inspirada nas obras da arquiteta Zaha Hadid (eu amo arquitetura). A partir disso esboço uns desenhos e com a medida certa eu vou para bancada e começo a criar a peça piloto”, diz em entrevista exclusiva à Gloss Model.

Você se lembra da primeira peça que criou? Como ela era?
Eu lembro que me encantei pela joalheria assim que comecei a serrar na bancada, mas a primeira peça que eu criei e mais me impactou foi o anel tsuru, isso mesmo, a dobradura de passarinho, um anel que desenvolvi brincando com as dobras no papel. Ainda faço ele até hoje. 

Qual sua formação, especialização e quanto tempo atua na área?
Sou formada em design, bacharelado em projeto de produto pela Universidade presbiteriana Mackenzie em 2011. Estudei joalheria de bancada no atelier escola da Taís Francelli e da Fernanda Spilborghs em 2013. Seis meses do curso de gemologia da USP em 2018.
Trabalhei durante três anos no atelier da Taís Francelli, uma das minhas professoras e tenho a minha marca há 4 anos. Ao todo, são 7 anos atuando na área da joalheria.

Em qual momento se descobriu apaixonada por design de joias ?
Eu tive algumas experiências na faculdade com design de joias, na matéria de desenho eu tive que criar uns anéis, brincos e colares. Eu criei um broche em formato de borboleta e posteriormente tive que modelar a peça no 3D e imprimir em um plástico próprio de prototipagem, lembro que achei incrível, mas só fui ter contato maior com a joalheria em 2013, quando comecei a estudar joalheria de bancada no atelier da Taís Francelli e da Fernanda Spilborghs. Foi ali que me apaixonei e não parei mais.

Como é feito seu processo criativo? Método de trabalho?
Eu gosto de trabalhar com um tema de inspiração, por exemplo, a última coleção foi inspirada nas obras da arquiteta Zaha Hadid (eu amo arquitetura), a partir daí esboçar uns desenhos e a partir desses desenhos com a medida certa eu vou para bancada e começo a criar a peça piloto, a partir dela eu tiro um molde para facilitar a reprodução da peça, mas ainda assim em pequenas escalas.

Você está interessada no momento em algum material ou forma especifica de criação ?
Gostei bastante de trabalhar com o titânio, as coleções Zaha e Libélula que são uma mistura de prata e titânio. Eu não gosto de dar spoiler, mas a próxima coleção vai ser uma brincadeira com fios de nylon e prata.

Qual significado de joia para você?
Eu gosto de dizer que não produzo joias somente, mas pequenas obras de arte que são amuletos, que podemos presentear a quem amamos ou a nós mesmas.

Como você vê o cenário atual para os jovens criadores?
Acho que é um mercado que tem crescido bastante e movimenta bilhões todos os anos e que tem muitas oportunidades, uma vez que cada vez mais joias tem surgido com novos materiais, novos metais, a infinidade de matéria prima é grande.

E qual sua dica para quem tem esse talento e quer ingressar na área?
Estude e pesquise muito! Acho que fazer cursos, tanto de modelagem, como de desenho e de técnicas de bancada são importantes para compreender o processo de produção de uma joia e quão lindo e incrível ele é. Entender as tendências de mercado também é importante para saber em qual nicho sua marca se encaixa, se você for para o nicho da joalheria autoral, por exemplo

Quais são seus projetos de vida?
Gostaria muito de fazer um curso de filigrana em Portugal, já pesquisei e é um curso de um mês bem bacana para aprender a técnica que é uma delicadeza só.

Qual seu maior sonho profissional e pessoal?
Acho que é vestir as atrizes da globo com as minhas joias.
Ter o meu trabalho ainda mais reconhecido e talvez fazer planos de exportação, por que não?!

Modelo: Thayane Habib @thayanehabib

Modelo: Beatriz Soares @bsoaresr

Modelo: Melissa Gama @melissag.ama

Fotos: Vitoria Dias @vitoriadiasfotografia

Produção: Amanda Achodiam @amanda.achodiam

Maquiagem: Jo Oliveira @jocelma_89

Texto: Francine Pacheco @francine_pacheco