fbpx

Diversidade e Inclusão

Diversidade e inclusão. Gloss Model apoia a representatividade na indústria da moda. A indústria da moda brasileira ainda falha no teste de inclusão. Isso é decretado pelo relatório ‘Representação e inclusão na indústria da moda’, recém publicado pelo Grupo Parlamentar de Todos os Partidos para Têxteis e Moda que traçou um quadro ainda distante dos objetivos de diversidade que o sistema se propôs às vezes.

O estudo revela que 68% das pessoas entrevistadas sofreram ou presenciaram discriminação no sistema da moda. Especificamente, o relatório se concentrou em três áreas de discriminação: deficiência, etnia e orientação sexual/identidade de gênero. 85% dos inquiridos não se sentem representados por campanhas publicitárias, serviços de moda ou desfiles de moda e 83%, entretanto, afirmaram que o posicionamento ideológico de uma marca em termos de pluralidade tem um forte impacto na decisão de comprar ou menos produtos.

Para 82,8% dos entrevistados, novamente, o governo deve desempenhar um papel para garantir a inclusão das casas de moda e maior representatividade em todo o setor.

“Espero que este documento seja amplamente lido, tanto pela indústria quanto pelo governo, e que nossas recomendações sirvam como um roteiro para uma indústria da moda britânica mais inclusiva, representativa e bem-sucedida”, disse Lisa Cameron, presidente do grupo parlamentar do Reino Unido. psicóloga clínica do Serviço Nacional de Saúde.

A pesquisa foi elaborada por membros do grupo de advocacia Fashion Roundtable , que apoia a indústria da moda e insta o governo do Reino Unido a avançar em direção a um futuro mais representativo, equitativo e sustentável.

Royce Mahawatte , professor de estudos culturais da Central Saint Martins e coautor do relatório, disse que o estudo apenas arranhou a superfície do problema, revelando sistemas de discriminação e exclusão que são realmente muito mais profundos e enraizados na indústria da moda.

“Embora esteja satisfeito por termos conseguido produzir este relatório ambicioso, também estou consternado com os testemunhos que ouvimos. Espero que tanto o governo quanto a indústria possam usar nossos alertas e tentar resolver os desequilíbrios que encontramos tomando novos caminhos nessa área de pesquisa”, comentou Mahawatte.

Echoes Lottie Jackson , jornalista, ativista de deficiência e editora da Fashion Roundtable: “Devemos desafiar os sistemas que continuamente nos dizem que a beleza é encontrada em cânones arquetípicos. A verdadeira representação é sobre autenticidade, empatia e colaboração. Na moda e na política, devemos nos esforçar para garantir que todo um espectro de identidades seja ouvido, avaliado e apresentado das formas mais criativas. É aqui que reside a verdadeira beleza”.

Visando intensificar esses movimentos da pós pandemia, o #team Gloss Model preparou em shooting exclusivo com os modelos autênticos e com identidade única. Enjoy it!

Para saber mais como ser modelo da Gloss Model, clique aqui  e preencha o cadastro.

Clique nas fotos para aumentar

 

Texto: Francine Pacheco @francine_pacheco