Moda também é arte!
Hoje vamos falar sobre o novo documentário revelador da Netflix que relembra os altos da marca da moda que dominou uma geração antes que as controvérsias as revelassem.
Se você é um millennial ou tem um pai, você conhece o visual: propagandas com homens sem camisa, abdominais esculpidos sobre jeans decotados, uma mistura de corpos magros e bronzeados e jovens brancos em roupas mínimas. Uma loja no shopping principalmente obscurecida por pesadas venezianas de madeira, música pulsando de dentro. Jeans desbotados e camisas polo no ensino fundamental e médio, todos com o onipresente alce.
White Hot: The Rise & Fall of Abercrombie & Fitch, um novo documentário da Netflix sobre a onipresença da visão limitada de “cool” de uma marca de onze zeitgeist e sua cultura de discriminação, é um catnip fácil para adultos que reavaliam as influências de seus juventude. A marca de minissaias de ganga e t-shirts gráficas era “parte da paisagem do que eu achava que significava ser jovem”, disse a realizadora do filme, Alison Klayman, ao Guardian. (Klayman, um millennial, cresceu na Filadélfia.) Isso é verdade para muitos adolescentes norte-americanos no final dos anos 90 até os anos 2000, já que as lojas da Abercrombie ancoravam a maioria dos principais shoppings dos Estados Unidos, incluindo minha cidade natal, ponto de encontro do ensino médio nos subúrbios de Cincinnati, Ohio. Sempre que Abercrombie aparece na conversa, “você imediatamente vai direto para as histórias sobre a formação da identidade das pessoas”, disse Klayman. Quanto dinheiro você poderia ou não gastar em roupas, inseguranças corporais, impressões de memória de hangouts no shopping. O cheiro avassalador de sua colônia, Fierce, generosamente aplicado a todas as superfícies. As mensagens recebidas sobre o que era legal, sobre cujos corpos atendiam aos padrões certos e quais não.
Enquanto a White Hot traça uma pesquisa sucinta e abrangente sobre a evolução da marca e as táticas de vendas, a Abercrombie & Fitch, uma empresa baseada em uma visão de “preppy cool”, manteve essas mensagens bastante evidentes. Para citar o ex-CEO Mike Jeffries, que supervisionou a ascensão vertiginosa da marca no final dos anos 90 e 2000, em uma entrevista agora infame de 2006: “Nós vamos atrás dos garotos legais. Vamos atrás do atraente garoto americano com uma grande atitude e muitos amigos. Muitas pessoas não pertencem [em nossas roupas], e elas não podem pertencer. Somos excluídos? Absolutamente.”Após diversas denúncias seu marketing agora “os coloca em linha com o que os bons negócios parecem hoje”, disse Klayman. Mas “é importante falar sobre isso de forma holística, e não sei o quanto eles realmente consideraram seu passado”. Esse cálculo, argumenta o filme, vai além de uma mudança de marca corporativa; a marca não era tanto excepcional quanto ilustrativa. Não foi o pioneiro da exclusividade nem da brancura, mas, por um tempo, um dos melhores em lucrar com isso – o que, para ser justo, é bastante classicamente americano. Vale a pena assistir!Acompanhe nos para mais dicas de filmes, documentários e séries.
Texto: Francine Pacheco @francine_pacheco
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