fbpx

Paris Fashion Week

Publicado em 05/fev/2021

Além do Haute Couture

Recentemente, ocorreu a semana de moda mais importante do mundo, a Paris Fashion Week – Haute Couture Spring 2021.

Para refletirmos sobre a sua importância para a indústria da moda, vamos voltar um pouco no tempo e nos aprofundar no repertório cultural para entender a simbologia do termo Haute Couture, ou Alta Costura que nasceu pelas ruas parisienses, na metade do século 18. A ideia nasceu pelas mãos do estilista Charles Frederick Worth, que decidiu começar a produzir peças de roupas feitas sob medida. Era uma evolução do “Prêt-à-Porter” ou “Pronto para Vestir” e logo se tornou popular.

Em poucos anos, os ateliers se tornaram uma febre nas galerias de Paris e passaram a atrair um público seleto e variado, de todo o mundo. Nos anos seguintes, algumas das marcas mais famosas começaram a surgir. Foi assim que se iniciou a história de Chanel, Valentino, Yves Saint Laurent e de muitas outras labels.

O assunto é tão sério que os parisienses criaram regras para o uso do termo “Haute Couture” e assim nasceu a Fédération de la Haute Couture que até hoje dita quais marcas terão a chancela. Para fazer parte desse seleto grupo, a federação francesa requer alguns critérios para que a marca seja chancelada como, apresentar publicamente suas coleções duas vezes ao ano com peças para dia e para a noite; estar localizada nas três principais avenidas de Paris, conhecida também como triângulo de ouro; a marca precisa produzir peças sob encomenda para clientes particulares, além de outras exigências.

Mas diante do cenário atípico, a pandemia tem colocado os criadores para repensar seus ideais de moda e formatos de apresentação. E só agora estamos começando a ver a verdadeira medida das respostas criativas da moda à ressignificação. Em Maison Valentino, o designer criativo da label Pierpaolo Piccioli mantém ainda fechado o ateliê em Roma, por isso teve o tempo adequado para aplicar seu processo criativo e as mãos de sua força de trabalho ao que você pode chamar de uma nova visão da alta costura casual.

Nomeada como Temporal, a coleção apresentada pela Maison Valentino abordou e reforçou a qualidade de desenhar roupas feitas à mão, que sobreviverão por muito tempo às tendências. São peças que proporcionam facilidade, imprimindo a aura do novo minimalismo com elegância e ousadia ao mesmo tempo. Nas passarelas, moletons, suéteres, camisas, shorts a camisolas junto a incríveis capas esculturais. Inspirador, não é mesmo?

Agora vamos conferir de perto um pouco das highlights que passaram por lá!

Fotos: FFW/Divulgação

PARIS, ALTA COSTURA VERÃO 21

VALENTINO

Texto: Francine Pacheco @francine_pacheco