Com o envelhecimento da população brasileira esta aumentando a oferta de produtos e serviços para os idosos. E para conquistar esse cliente, as agências de modelos estão investindo em casting com pessoas mais velhas, grisalhas, e padrão de beleza próprio desta idade. Muitas agências de modelos como a A Bloom Modelling Agency, de Belo Horizonte (MG) e a Gloss Model, de São Paulo, (SP) possuem em seu casting, modelos publicitários com esse perfil.
Por Claudia Costa
A população brasileira está envelhecendo. Este público é um filão no mercado consumidor que vê a expansão no Brasil de produtos e serviços voltados para pessoas com idade acima dos 60 anos. E nada mais apropriado que as campanhas publicitárias voltadas para este público-alvo tenham personagens idosos. A identificação do produto e/ou serviço com o cliente é fundamental para despertar a atenção e seduzir este consumidor. É neste contexto que algumas agências de modelos estão se especializando em ter casting específico de pessoas com mais idade. Entenda-se por casting o processo de seleção de elenco para campanhas publicitárias, ensaios fotográficos e até mesmo desfiles de moda.
A Bloom The Modelling Agency, de Belo Horizonte (MG), fundada em 2015, possui em seu portfolio “ Modelos Maduros”. A Bloom TMA Agência de modelos, prioriza a representatividade, inclusão e diversidade em seu casting, com foco na assessoria de modelos profissionais e new faces, atuando também no agenciamento de Hostess (recepcionistas) e promotores de eventos. Fundada em 2015 e sediada em Belo Horizonte a Bloom The Modelling Agency tem como objetivo defender a personalidade e diversidade de cada modelo, valorizando e representando a beleza individual e única. A empresa realiza seleção constante, motivando e impulsionando seus profissionais no caminho da especialização e da excelência.
Segundo Thaisa Tadeu, fundadora da agência Bloom The Modelling Agency , sua empresa não estabelece limite de atuação para os modelos idosos. A definição e funções são estabelecidas pelos clientes, tendo em vista a proposta do trabalho que será realizado. A Bloom TMA já ofereceu elenco de atores para atuar em comerciais do Banco do Brasil, Nestlé, Bradesco, Inter, Governo de Minas, Manu Gavassi, dentre outros.
Ela explica que não é necessário passar pelos cursos de preparação que a Bloom Agency oferece. “Porém, o candidato não terá material profissional para ser apresentado e representado. No caso de optar pelo não agenciamento podemos recolher os dados do candidato e apresentar o perfil ao cliente quando o mesmo for pedido e não exigir a obrigatoriedade da profissionalização!”, salienta Thaisa. Dentre os cursos ofertados para desenvolvimento profissional do modelo maduro está o curso de desenvolvimento pessoal, marketing pessoal e digital, produção de moda para se apresentar nos trabalhos, curso de modelo e manequim e workshop de fotografia. Alguns cursos acontecem de forma virtual e outros de forma presencial. O workshop de fotografia, por exemplo, acontece durante a realização do book profissional. Cada curso tem uma duração de tempo. E o investimento vai depender do candidato querer se agenciar e aprimorar ou não.
Diversidade, representatividade e inclusão
Thaisa Tadeu explica que a sua agência não trabalha com olheiros que descobrem por acaso possíveis modelos em shopping, ruas etc. “Os candidatos entram em contato com a Bloom The Modelling Agency por se identificarem com o nosso método de trabalho”, explica ela que tem uma atuação voltada para a diversidade, representatividade e inclusão. “Em nossa Agência não temos modelos padrões. Todos são representados pelo verdadeiro, pelo que são. Não existe isso de ter que emagrecer ou ter uma marquinha no corpo”, exemplifica. Ela dá uma dica para quem deseja entrar neste mercado de trabalho:” Procurem agências sérias em que o seu conceito esteja presente a valorização e evidência do que é real e representativo. Sem padrões ou estereótipos”, salienta Thaisa Tadeu.
Robson Lima é executivo de novos negócios e booker na agência Gloss Model. “Uso do meu conhecimento corporativo e artístico para ser a ponte ideal com os clientes que querem viabilizar suas campanhas, ao mesmo tempo que me relaciono diretamente com os modelos não só para acertar os trabalhos, mas também para direcionamentos, dicas e consultorias que acontecem na própria agência”, explica ele, que também atua como produtor, ator e cantor.
A Gloss Model já ofereceu modelos para campanhas de importantes empresas como o Banco 24Horas, Mercedes-Benz, Wella, Quem Disse Berenice, Revista Super Interessante, Óticas Ultrafarma, Mapa Group,Syngenta, Colégio Etapa, Colégio Pathernon, Surya Brasil, 123 Útil, dentre outros.
Segundo o Booker, no mercado publicitário os modelos sêniores realizam os mesmos tipos de trabalho que qualquer outro perfil de modelo. Desde campanhas publicitárias, catálogos, capas de revista. “Todo produto ou serviço que poderia ser consumido por alguém que se identifica com essa persona é espaço para os nossos sêniores entrarem em ação!”, salienta
Ele explica que a Gloss Model realiza uma série de Workshops e treinamentos recorrentes que são disponibilizados aos agenciados. “Nesses encontros os modelos podem aprender desde a parte burocrática e operacional do nosso mercado artístico até um workshop de como obter um bom desempenho diante das câmeras”.
Robson Lima explica que os workshops e cursos têm focos e duração diferentes. “Tudo vai depender não só do que o modelo busca se aprofundar naquele momento dentro de sua caminhada artística, assim como também o que enxergamos e indicamos que é de maior prioridade para ele absorver naquele momento. Os custos são relativos, pois vão depender dessas diferentes necessidades de formação. Na Gloss Model temos alguns workshops base que são disponibilizados gratuitamente para nossos agenciados. Também é importante para nós, que eles estejam preparados para o mercado. Quanto melhor o desempenho deles nas campanhas, melhor é para todos nós. Isto porque demonstra o profissionalismo da nossa agência que entrega profissionais de qualidade para os jobs”, salienta Robson Lima. Ele salienta que não é obrigatório o modelo passar por essa preparação para ingressar no casting da agência. “Dentro de todas as indicações que passamos, nada e nunca serão obrigatórios. Mas, quanto mais informados e formados eles estiverem, maiores serão os leques de possibilidades e oportunidades. É preciso estar sempre atualizado e preparado para os novos desafios que aparecerem em suas carreiras”.
A Gloss Model possui uma equipe de profissionais que recebe modelos e os avalia diariamente. “Nossa seleção é criteriosa e leva em consideração não só o perfil que se apresenta diante de nós, mas também sua performance durante os pequenos testes que realizamos. Isso tudo nos faz entender se aquele modelo é necessário para nós dentro do casting que já possuímos. E sim! Já tivemos gratas surpresas a partir dessa busca por modelos sênior”.
“Nosso mercado cada vez mais nos surpreende de forma positiva e mostra que a diversidade de perfis é o futuro. Hoje não vemos modelos mais velhos fazendo apenas o que seria previsível como Seguros, Medicamentos ou o papel do avô/avó em uma campanha. Vemos esses consumidores que consomem produtos e serviços como qualquer outro consumidor sendo personificados também por esses perfis. E isso faz total sentido, afinal de contas, não é a idade que determina o que iremos consumir ou não, certo? “, diz Robson. Ele salienta que existe um mercado para modelos com tipos avós tradicionais. “Da mesma maneira que a democratização dos corpos e perfis já estão acontecendo com modelos mais jovens não seria diferente com os sêniores. É muito gratificante poder acompanhar de perto essa mudança”.
Para quem deseja entrar nesse mercado de trabalho o Booker na agência Gloss Model faz um alerta:” Veja esse mercado primeiramente como um pontapé para se enxergar de outra maneira. Realmente é difícil começar algo novo, estudar e aprender coisas novas. Mas também não é fascinante? Procure uma empresa séria para te representar, esteja preparado para “não’s”, mas também para eventuais “sim’s” e se jogue! O maior ouro que você teve e sempre terá é a sua essência. É isso que te faz único. E a nossa essência não tem prazo de validade. Sempre é tempo de começar! E o resto vamos percorrendo juntos nesse caminho!”.
Fotos: Divulgação
Agradecimento: Banner capa- criação- Vladmir Farias
SERVIÇO:
Bloom The Modelling Agency ( Belo Horizonte/ MG)
Contato: Thaisa Tadeu – proprietária da Agência
Site www.bloomtma.com
Fone (31) 9 73550117
Gloss Model (São Paulo/Capital)
https://glossmodel.com.br/
Contato: Robson Lima -executivo de novos negócios e Booker
Fone (011) 98581-0389
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