fbpx

LATAM Retail Week

Latam Retail Expo

No mês de setembro, a consultora estratégica Francine Pacheco participou do mais importante evento de varejo e consumo B2B da América Latina, o Latam Retail Expo, Back to the Future.

Os assuntos abordados na Latam Retail show: todo o ecossistema de inovação e empreendedorismo de varejo.

Durante 3 dias, líderes, marcas e empresas conhecem no Latam Retail Show as mais novas soluções para o varejo, e se preparam para enfrentar todos os desafios do setor.Vale ressaltar que o evento foi criado em 2015, e já está em sua oitava edição. Atualmente, é um dos grandes momentos de networking, troca de conhecimentos e realização de novos negócios do varejo.

Realizada no Expo Center Norte, a feira conta com mais de 70 expositores espalhados por 14 mil metros quadrados. Além disso, são mais de 200 palestrantes nacionais e internacionais, apresentando insights e os grandes cases do mercado. Por tudo isso, a previsão é de que 10 mil visitantes passem pelo local até o fim do evento.

 

O De Olho no Mercado está presente na Latam Retail Expo 

2023 e traz para o mercado os principais highlights de cada um dos dias da feira. Nesta abertura, os destaques ficaram para as palestras, que evidenciaram as novas formas de se relacionar com o consumidor.

Consumo sustentável e multicanalidade

Entre as palestras previstas para o primeiro dia, duas delas tiveram especial atenção do público. A primeira palestra foi com a diretora de estratégia da inglesa GDR, Ella Sy. No painel “Thrift e Thrive: navegando pelo novo cenário do varejo com sustentabilidade”, a palestrante falou sobre o desenvolvimento sustentável como pilar do varejo.

Em sua análise, Ella projetou três tipos de futuro para os varejistas: frugal, regenerativo e tecnológico. O primeiro consiste na “era da escassez” e na consciência do consumidor. Ao comprar, os clientes buscam voluntariamente formas de consumo que sejam melhores para nosso planeta. O segundo ponto tem a ver com a durabilidade dos produtos, focada no reuso e na redução dos resíduos. E o terceiro item, trata da revolução tecnológica acelerada, especialmente pelo avanço da inteligência artificial e da automatização de processos. Um dos caminhos apontados é a adaptação. Compreender e integrar as novas relações de consumo e as tecnologias para atender aos três panoramas descritos.

Estrutura do evento:

Study Tour

Programação à parte do evento de visitas exclusivas às operações de varejo e foodservice em São Paulo que são referência em design e tecnologia.

Congresso

Cerca de 60 painéis e palestras ao longo de 3 dias de programação em um espaço fechado para congressistas.

Expo Gratuita

Feira de soluções, produtos e serviços focados no varejo e reunindo os principais fornecedores da América Latina.

Clique nas fotos para aumentar

Texto: Francine Pacheco @francine_pacheco
Consultora Estratégica em Negócios da Moda