A diferença entre fashion e comercial no contexto da indústria de moda é uma compreensão necessária para entender a diversidade de abordagens e objetivos dentro desse campo. Ambos os termos se referem a diferentes aspectos do mundo da moda e têm características sutis que os distinguem para quem convive neste universo.
Na indústria da moda, muitas vezes o que se denomina “fashion”, está relacionado à criatividade, inovação e expressão individual. Ela engloba tendências, estilos e designs que frequentemente desafiam as normas convencionais e buscam estabelecer novas direções na indústria.
A moda se destaca por sua natureza de vanguarda e por ser uma plataforma para designers, estilistas e artistas explorarem suas visões criativas. As peças de moda podem ser arrojadas, experimentais e até mesmo provocativas, muitas vezes transpondo limites para que seja um contraponto do que vem sendo normatizado.
Por outro lado, o termo “comercial” se refere a produtos e abordagens que têm como objetivo principal atender às necessidades e preferências do mercado em larga escala. A moda comercial é orientada pelo desejo de alcançar um público amplo e satisfazer as demandas do consumidor geral.
Ela costuma ser mais acessível e prática, incorporando elementos que são populares e aceitáveis para um público maior. As peças comerciais são frequentemente adaptadas para serem mais funcionais, confortáveis e fáceis de usar no cotidiano.
Fazendo uma analogia para melhor entendimento da diferença entre fashion e comercial, é como se olharmos para o guarda-roupa e as peças do dia-a-dia serem o que dizemos “comercial”. Já aquela roupa mais estilosa, reservada para ocasiões onde queremos ter mais destaque, são as “fashion”.
Para os modelos que querem ter presença no mercado da moda, é fundamental compreender essa diferença entre fashion e comercial para melhor posicionamento e destaque no meio, traduzindo na personalidade, poses e atitude o espírito do que cada conceito significa.
Agora, ser um modelo comercial é saber trabalhar com um gestual que se aproxime do público-alvo. É como se aquele que vê o anúncio, consiga ter uma auto-referência.
Para exemplificar, é como se o modelo fashion fosse alguém para a gente se inspirar, enquanto que o modelo comercial é aquele para se identificar.