A Era do Otimismo: o novo comportamento de 2022
A Era do Otimismo: Com a chegada da pandemia pela Covid-19 em 2020, um sentimento de incerteza dominou grande parte da população, que teme não só pela sua saúde como a de seus entes queridos. Negócios foram afetados, rotinas foram viradas de cabeça pra baixo, e questionamentos como “O que vai acontecer agora?” e “Qual o próximo a passo tomar?” são recorrentes, reforçando a sensação de medo e ansiedade para o futuro. Frente a tudo isso, diversas empresas tem pensado em como criar uma sensação de bem-estar e otimismo, tanto para os seus funcionários, quanto para o público que atende. Nesse conteúdo, vamos explorar um pouco mais sobre esse direcionamento, e apresentar como as marcas de moda já estão utilizando esse mindset em seus projetos.
Cultivar uma mentalidade otimista nos permite encarar os desafios do futuro com mais tranquilidade, focando no que é possível conquistar. O mais importante disso é que o otimismo permite o crescimento sustentável e, por isso, companhias que querem acelerar seu crescimento e aproveitar o melhor de tempos de crise devem focar principalmente numa mentalidade positiva. Pesquisas da Harvard Business Review comprovam que pessoas que operam sob mindsets positivos performam melhor em praticamente todos os aspectos da sua vida.
Com isso em mente e no meio do caos dos tempos atuais, as pessoas, mais do que nunca, estão a procura de boas notícias. Segundo o Google Analytics, o termo “good news” atingiu o maior pico de procura dos últimos cinco anos. Somado a isso, uma das instruções da OMS para enfrentar a doença enquanto indivíduos é procurar oportunidades de ampliar o consumo de histórias de superação, positividade e esperança. Dessa forma, plataformas e veículos de comunicação se jogaram de cabeça nesse conceito, tentando trazer momentos de leveza para o dia a dia. Veículos como a i-D magazine, a Elle UK e o Telegraph criaram colunas diárias centradas apenas em trazer uma visão positiva e inspirar otimismo em seus sites. Além disso, o ator John Krasinski criou o canal Some Good News no Youtube, onde ele aparece direto de sua casa como um repórter, trazendo notícias inspiradoras.
Experiências pessoais e histórias tendem a influenciar cada vez mais o público. Por isso, já começamos a ver o crescente número de produtos e campanhas de todas as áreas que foquem em honestidade e no apelo emocional, aumentando o engajamento de uma maneira positiva.
E na moda, como relacionar essa aplicação?
No mercado de moda, as propostas de verão 2021/22 foram um exemplo claro de como o mercado está procurando trazer algum conforto, alegria e escape para esse momento difícil. Campanhas e apresentações de coleções ressaltaram uma certa descontração, trazendo fotos em movimento, modelos sorrindo e um ar de naturalidade para as imagens. Um exemplo é a campanha da Louis Vuitton de Primavera Verão.
Texto: Francine Pacheco @francine_pacheco
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